MANTEIGAS, CORAÇÃO DA SERRA DA ESTRELA
em memória de meus pais que me fizeram nascer numa terra tão bonita

domingo, 6 de maio de 2012

AGORA SÓ ME RESTA MONTAR A EXPOSIÇÃO

Não foi fácil decidir quais fotografias ficariam de fora. Mesmo assim até serão demais as que vou mostrar. Foi mais um critério de oportunidade do que de gosto o que ditou as últimas escolhas. Muitas ficaram de fora. Mas, aos poucos, as iditarei aqui onde continuo a esperar os meus amigos.
Nas Caldas de Manteigas situa-se a primeira ponte que atravessa o Rio Zêzere.
Descobri que antes daquela ponte de betão que sempre ali conheci tinha havido outra. Não consigo ver de que material seria feito o seu tabuleiro, mas tinha pilares de alvenaria no leito do Rio, os quais, quando o caudal sólido pode ter as dimensões dos pedregulhos que por ali podem rolar... não garantem muita segurança.
Já não tenho a minha avó para me recordar pormenores de factos dos quais pouco me lembro. Mas ela falava-me de cheias que surgiam sem se anunciar (aquelas a que agora se chamam de repentinas), como é próprio de bacias hidrográficas com as características das do Zézere em Manteigas. Mas ficou-me na ideia um dito antigo: "aos fortes é que leva o rio..."
Deixo aqui bem expressa a importância do trabalho do meu sobrinho Miguel na procura de fotografias, entre as muitas e muitas centenas que o meu pai deixou.

A ponte actual:
 A ponte antiga:

Sem comentários:

Enviar um comentário