MANTEIGAS, CORAÇÃO DA SERRA DA ESTRELA
em memória de meus pais que me fizeram nascer numa terra tão bonita

quinta-feira, 3 de maio de 2012

MIGUEL ESTEVES GASPAR DE CARVALHO

Nasceu em Manteigas a 18 de Junho de 1906, membro de uma família numerosa que, pelas suas iniciativas, ajudou a marcar uma época.
Um de nove irmãos, emigrou muito novo para Angola onde razões de saúde o não deixaram permanecer por muito tempo. Regressou à sua Terra Natal onde casou e se estabeleceu.
Para além da sua actividade comercial, tinha “amores” que o levaram a tomar iniciativas próprias ou a participar em outras como, por exemplo, o folclore regional do qual, juntamente com seu irmão António, foi impulsionador, criando um grupo de cantares e danças que se exibiu ao longo de vários anos. Dedicou-se, também, à exibição de filmes e à organização de peças de teatro do tipo revisteiro, um estilo que fez carreira em Manteigas durante muito tempo. Mas o seu passatempo preferido foi, sem dúvida, a fotografia, na qual tinha como “modelos” preferidos Manteigas e a Serra da Estrela!
As suas fotografias correram mundo sob a forma de postais ilustrados em que os visitantes enviavam notícias aos seus amigos ou levavam consigo para recordar a terra linda que tinham visitado ou onde haviam passado as suas férias.
Foi, a todos os títulos, um divulgador entusiasta deste Coração da Serra da Estrela que para ele, como para todos os manteiguenses, será sempre um amor inesquecível.
Em 1954, no II Concurso Regional de Arte Fotográfica que teve lugar em Gouveia, o único em que participou, foi distinguido com uma medalha de ouro (1º lugar), uma medalha de prata (2º lugar) e sete menções honrosas.
Faleceu em 1975, deixando um vasto espólio fotográfico do qual uma pequena parte se exibe nesta exposição que é uma homenagem a Manteigas e ao manteiguense que, com as suas fotografias, tão conhecida tornou a sua Terra.
Rui de Carvalho
Maio de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário