MANTEIGAS, CORAÇÃO DA SERRA DA ESTRELA
em memória de meus pais que me fizeram nascer numa terra tão bonita

segunda-feira, 28 de maio de 2012

SAMEIRO

Contavam-me, quando eu era ainda criança, que os invasores franceses não terão ido mais adiante, onde criam não haver mais nada. Por isso lhe terão chamado Povo Cimeiro. Não sei se é esta a verdade e a origem do nome desta simpática aldeia de xisto que sempre foi parte do Concelho de Manteigas.
Ao contrário da Sede do Concelho, situada na zona granítica, Sameiro encontra-se na zona xisto-grauváquica da Serra da Estrela
É uma terra de gente agradável e trabalhadora que presta uma particular homenagem à Santa da sua devoção, Santa Eufêmea, que eu conheço desde muito menino quando, com a minha avó Graça ali ia para casa do Sr Padre Zacarias, por altura da sua festa!
É pena terem desaparecido tantas casas antigas de xisto que a modernidade foi substituindo por outras de paredes caiadas e, depois, até de betão e tijolo...
Mas continua linda esta aldeia onde me encantam, ainda, os pequenos campos cultivados junto à ribeira que a atravessa para, depois,  se juntar ao Rio Zêzere.












 

2 comentários:

  1. Na verdade é mais plausível terem sido os romanos, ao tentarem chegar ao que hoje é Manteigas foram emboscados pelas tribos Lusitanas no local denominado senhor da fraga, ai retiraram-se denominaram Povo Cimeiro ou algo do género ao que hoje é Sameiro, Manteigas só terá caído em mãos romanos quando o próprio Júlio césar andou por estas bandas e subjugou todas as tribos pertencentes aos montes Herminios(não só serra da estrela mas todo o sistema montanhoso entre Douro e Tejo), há rumores de uma suposta placa comemorativa da passagem de césar onde hoje esta a igreja de santa Maria.

    ResponderEliminar
  2. Pois... Esta deverá ser a história certa. A outra deve fazer parte daquelas coisas, mais ou menos misteriosas, que se dizem para justificar "panelas de libras" que terão sido escondidas em paredes ou enterradas com medo dos franceses que tudo pilhavam. Histórias de avó que também falava de mouras encantadas no Vale do Zêzere...
    Quanto à lápide que referiria a passagem de Júlio Cesar por Manteigas, já aqui falei dela quando mostrei uma imagem da antiga Igreja de Santa Maria. Diz-se que terá sido enterrada nas fundações da atual Igreja. A ser assim, foi mais um daqueles "crimes" culturais que nos tiraram preciosidades que deveriam ter sido preservadas.

    ResponderEliminar