MANTEIGAS, CORAÇÃO DA SERRA DA ESTRELA
em memória de meus pais que me fizeram nascer numa terra tão bonita

domingo, 22 de abril de 2012

AS CALDAS TAMBÉM MUDARAM!

Manteigas sofreu enormes modificações físicas ao longo do tempo. Algumas das que aconteceram serão o tema da exposição que poderão visitar entre 12 e 26 de Maio próximo. Muitos jovens manteiguenses nem imaginarão como foi antes a sua Terra.
Vejam por exemplo, como as Caldas se modificaram. Como eram há 70 anos e como são agora!


quarta-feira, 18 de abril de 2012

TELHADOS DE NEVE

Antigamente era assim, a neve visitava muitas vezes a Vila no Inverno e, não raramente, atingia umas dezenas de centímetros de altura. Todos sabíamos que ia nevar quando aquele frio especial aparecia...E não me digam que os lobos não desciam ao povoado porque eu bem os vi quintal da casa dos meus pais, tentando assaltar o galinheiro.
Depois a neve esqueceu-se da Vila e hoje apenas existem recordações em alguns mais idosos.
Eram quadros de rara beleza os que a neve pintava nos telhados, nas árvores, nos fios da electricidade e dos telefones que cruzavam o "céu da Vila".
Na exposição que estou a organizar haverá várias fotografias para recordar esse tempo...

domingo, 8 de abril de 2012

RECORDAÇÕES

Era na Praça que as coisas mais importantes aconteciam. Aqui foi, naquele edifício em cantaria de granito, junto à Igreja da Misericórdia, o primeiro hospital de Manteigas, depois o Registo Civil no primeiro andar e a barbearida do Sr Alfredo na loja. Era ali a Câmara Municipal, a Padaria do Simão, a Esquadra da GNR, os Correios...
Ali se fazia o mercado, também, se exibiam filmes na sala de cinema da Casa do Povo...

sábado, 7 de abril de 2012

NEVOU NA SERRA DA ESTRELA


Ontem nevou na minha terra... Lá no alto das enormes montanhas que a envolvem, porque imagens como esta que mostro e foi tirada há mais de meio século não voltaram a ser vistas desde há muitas dezenas de anos. Era ali que a pequenada se divertia em estridentes batalhas de neve. Era ali, naquela paisagem bonita, que se descansava o olhar massacrado pela dureza da vida!

MANTEIGAS EM IMAGENS, DE ONTEM E DE HOJE

Uma exposição que terá por título “Manteigas em imagens, de ontem e de hoje”, estará patente a todos os que a desejem visitar, no Salão de Exposições do Centro Cívico, entre os dias 12 e 26 de Maio próximo. A Câmara Municipal de Manteigas disponibilizou aquele espaço magnífico e, por isso, lhe estou muito grato.
Esta exposição será uma dupla homenagem a meu Pai, Miguel Esteves Gaspar de Carvalho, e à minha Terra, dois amores que são eternos. Miguel Esteves deixou um espólio muito rico em fotografias da Serra e de Manteigas, algumas com mais de 80 anos, do qual uma pequena parte será a essência desta mostra que a muita gente despertará saudades.
Fotografias atuais, feitas por mim, não serão mais do que a referência actual da história que as velhas fotografias contam e que seria pecaminoso perder. Porém, elas não são a história toda. Por isso, espero que a Exposição seja, também, um ponto de encontro das contribuições que cada um queira dar para a enriquecer e, assim, permitir reconstituir melhor a história do quase último século de uma Terra ímpar e maravilhosa.
Nem em todas as fotografias antigas foi possível recuperar a qualidade que já tiveram, porque o tempo não perdoa.
Para mim, é um trabalho que, embora difícil, vale a pena e ao qual espero que corresponda o prazer que possa dar pelas recordações que fizer reviver.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

NA INAUGURAÇÃO DO BAIRRO DO OUTEIRO

Esta fotografia foi tirada na inauguração do já inexistente Bairro do Outeiro. Será que alguém se reconhece aqui?

quinta-feira, 5 de abril de 2012

QUANTAS SAUDADES!

A quando da passagem de Nossa Senhora de Fátima Peregrina por Manteigas.
Muita gente vai reconhecer alguém... Quantas saudades!