MANTEIGAS, CORAÇÃO DA SERRA DA ESTRELA
em memória de meus pais que me fizeram nascer numa terra tão bonita

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A PONTE ROMANA NA EN 232

Muitos se não recordarão e outros nem dela se terão dado ainda conta, apesar da sua beleza e da história que tem. 
Falo da ponte romana na EN232, próximo de Valhelhas, sobre a qual tantas e tantas vezes passei nas minhas viagens de e para Manteigas.
Agora a nova ponte é mais larga, tem melhores acessos e tem duas largas vias em vez da via única e estreita da velha ponte.
Mas vale a pena recordá-la com os seus quatro arcos perfeitos, um dos quais em más condições de estabilidade, o que, sobre ela, não permite outro tráfego que não o pedonal.

  
NOTA: A poropósito da eventual reclassificação desta ponte em "filipina", do que discordo, e para sustentar a minha posição, deixo aqui uma fotografia da ponte ROMANA de Alcântara, entre Portugal e Espanha, sobre o Rio Guadiana, onde são nítidas as semelhanças nos arcos e nos contrafortes, típicos das técnicas da engenharia romana.
As técnicas de construção em pedra da época filipina eram mais evoluídas, como já o eram quando foi construído o Mosteiro da batalha, por exemplo, que lhe é bastante anterior.




2 comentários:

  1. Muitos de nós tinhamos a ideia que esta ponte era romana. De facto não o é. Foi recentemente classificada e trata-se de ponte Filipina.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre a vi classificada como romana, o que não estranhei nunca pelas técnicas construtivas que revela, nomeadamente na forma das pedras dos arcos. Sendo filipina revela algum retrocesso nisso e na própria largura da ponte! Mas como não sou historiador...

      Eliminar