MANTEIGAS, CORAÇÃO DA SERRA DA ESTRELA
em memória de meus pais que me fizeram nascer numa terra tão bonita

terça-feira, 10 de setembro de 2013

FESTA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA 2013



Nunca poderia fazer ideia, lá por meados do Século passado quando eu era um rapazinho, que estaria ali em 2013 a pedir à Mãe do Céu por todos os que me são queridos, tanto os que estão comigo como os que já me esperam.
Mas é uma força quase insuperável esta de voltar aqui, talvez como a que faz as formigas voltarem ao ninho depois de labutarem longe dele.
O cenário pouco ou nada mudou nesta festa que junta milhares de manteiguenses e os faz viver dias felizes, mesmo sem as alvoradas com música e foguetes que, em outros tempos e bem cedo, os acordava para a festa que, tudo o indicava, iria ser de arromba! Mesmo sem a algazarra sineira e o foguetório que durava todo o tempo que a procissão estava na rua.
É como um novo ano que começa neste tempo que nos chama a atenção para um Verão que vai embora, um Outono colorido que se aproxima e um Inverno que, quem sabe, será muito rigoroso e, lá mais para Dezembro, vai chegar.
 
E como manda a tradição, mexer na Senhora da Graça fez chover. Desta vez também trouxe relâmpagos que iluminaram o céu e trovões esborralhados que fizeram tremer a Terra. Até um velho castanheiro não resistiu á fúria da tempestade de que nem Santa Bárbara o livrou. Foram dias para recordações de outros tempos que o tempo já tinha esbatido.
Mas tudo se passou como é das regras, a concorrida procissão das velas, a festa mundana com música estridente e se prolonga pela note fora, os foguetes, os sinos a tocar e Nossa Senhora da Graça a percorrer as ruas da Vila que todos desejamos proteja por muitos e muitos anos. Também não faltaram as quermesses, as barracas dos comes e bebes, os encontros de velhos amigos. Enfim, tudo aquilo que faz uma festa!

Sem comentários:

Enviar um comentário