MANTEIGAS, CORAÇÃO DA SERRA DA ESTRELA
em memória de meus pais que me fizeram nascer numa terra tão bonita

domingo, 15 de setembro de 2013

SANTA EUFÉMiA, SAMEIRO



Hoje, dia 15 de Setembro, os habitantes da bela e pacata Sameiro, acompanharão Santa Eufémia numa procissão através da Aldeia, prestando homenagem à virgem e mártir que deu a sua vida em defesa daquilo em que acreditava, mostrando a força que hoje nos falta para superar os perigos enormes que nos afrontam.
A palma na sua mão direita é o símbolo do martírio que a sua fé, que o livro na sua mão esquerda simboliza, lhe valeu.
Quantas vezes, ainda bem pequeno, vi passar aquela procissão do quintal do Padre Zacarias, o vigário de Sameiro e enorme entusiasta desta festa que é a maior das que por ali se fazem.
Lembro-me dos que ali estavam comigo nesses tempos, todos já esperando por mim na Eternidade, mas cuja memória para sempre ficou em mim bem viva, tal como a de uma festa bonita a uma Santa milagreira a quem, tantas vezes, pedi que me concedesse o que, os meus sonhos de então, me faziam parecer as mais importantes.
Quase sempre que por ali passo vou àquela capelinha reiterar promessas que então lhe fiz e agradecer por me não ter desamparado.
Ali se venera, também, S Nuno Álvares Pereira, o grande herói português de Aljubarrota.
Quantas vezes, de mão dada com a minha avó Graça, percorri aqueles poucos quilómetros que separam Manteigas de Sameiro, para participar nesta festa da qual sinto saudades.




Sem comentários:

Enviar um comentário